AVENIDA FARRAPOS, 2453, B. SÃO GERALDO, PORTO ALEGRE, RS
TELEFONE: (51) 3013-6440 ou 9544-6585

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Ressurreição e vida após a morte


Um dia, um amigo perguntou minha opinião a respeito de “vida após a morte”. Estávamos em um restaurante, muitas pessoas de diferentes perspectivas religiosas à volta, vários olhares e ouvidos atentos.

Minha resposta foi simples: RESSURREIÇÃO!

Apesar de contundente, falei tudo sem dizer nada. Ninguém entendeu minha mensagem. Ressurreição é uma imagem vaga para a maioria das pessoas. É associada com “passar para o outro lado”, numa perspectiva de almas ou espíritos que se livram do corpo mortal e renascem em outro plano.

Mas a tradição cristã (e a Bíblia!) diz que a “vida após a morte” culmina na ressurreição nessa Terra daqueles que estiverem em Cristo Jesus, após um período de espera ou de “descanso”. Como diria o teólogo N.T. Wright: ressurreição é a “vida após a vida após a morte!”. Isso significa, novos corpos e novas almas em um novo mundo. Tudo será transformado (cf. 1Coríntios 15).

Então, depois de ver naquele restaurante tantas expressões de frustração com a minha perspectiva, comecei a pensar em uma resposta mais significativa.

Acho que encontrei!

Se, novamente, for interpelado por alguém com a pergunta “o que significa para você vida após a morte”, minha resposta será simplesmente: uma borboleta.

Sim, a ressurreição pode ser vista como a vida de uma borboleta. 

Em Cristo, vivemos como lagartas na terra, passamos um tempo como crisálidas no "céu" e ressurgimos novamente na terra como lindas borboletas.

Tudo será transformado, não apenas o corpo, mas nosso ser integral: pensamentos, emoções, físico, espiritualidade, tudo.

Acredito ser essa a direção que a Bíblia nos dá. É claro, existe muito para falar a respeito desse assunto. E muitas perguntas no ar.

É, como toda perspectiva religiosa, polêmica.

Mas expresso aqui, embora de forma rudimentar, minha opinião.

Para quem quiser saber mais detalhes, recomendo o livro “Surpreendido pela Esperança”, de N.T. Wright, Editora Ultimato.

Que Jesus Cristo ressurreto nos abençoe e nos guie em seu caminho de fé, esperança e amor.


Pr. Vinicius


Nenhum comentário:

Postar um comentário