AVENIDA FARRAPOS, 2453, B. SÃO GERALDO, PORTO ALEGRE, RS
TELEFONE: (51) 3013-6440 ou 9544-6585

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Que mundo você vive?



18 Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. 19 Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. (João 15.18-19)



Infelizmente, para desconsolo daqueles que prefiram uma versão mais light de cristianismo, uma das marcas da igreja é a perseguição e o sofrimento. 

O contexto de todo o capítulo 15 é preparar os discípulos para as inevitáveis “podas” (v.2) a que eles serão submetidos. 

Isso significa que não podemos nos surpreender com a reação do mundo: ele odiará os seguidores de Jesus (v.18).

Mas, que "mundo" é esse?

Para a surpresa de muitos, o mundo referido por Jesus não era o mundo pagão, o mundo da cultura grega e romana. 

O mundo, aqui, aponta para onde Jesus havia nascido e vivido, o mundo da Galiléia e Jerusalém, de galileus e judeus. 

Era o mundo dos filhos de Abrãao, pessoas que estudavam e conheciam a Lei de Moisés. Era o mundo que pensava a cerca de si mesmo como o povo de Deus. 

Esse era o mundo que olhava para Jesus e via os que ele fazia; ouvia o que ele dizia e respondia: não, obrigado! 

Esse era o mundo que viu o cego ser curado e permaneceu cego (João 9).

Por isso, através da advertência sobre o ódio de opositores existe a convocação para viver o verdadeiro "mundo", o mundo revelado em e através de Jesus. 

Na mensagem de Jesus, o reino de Deus aponta para amar os inimigos e não para dominá-los; para caminhar a segunda milha e não buscar os seus próprios interesses; para dar a outra face e estabelecer a nova era do perdão e não buscar a vingança impulsiva; para conquistar pela subversão e não pela coerção. 

E mais, Jesus convoca a todas as pessoas a segui-lo, pela fé, como discípulos amados que o amam, a fim de implementar sua vitória conquistada na cruz.

“Vocês não são desse mundo!” (v.19)

Muitas vezes, você pode ler essa frase como uma indicação para os cristãos serem de "outro mundo". 

Mas, atente: a melhor tradução para o grego nessa frase é “vocês não vieram desse mundo”. 

O reino de Jesus, assim, não veio desse mundo: não se origina da ordem do mundo ou como ele pensa e vive.

O mundo estabelecido em e através de Jesus tem seu estilo próprio. Não é determinado pela cultura do momento. 

Embora fale a língua do seu tempo, seus valores, sua história e sua esperança transcendem o tempo.

A orientação para os discípulos, então, não é para eles se manterem afastados do mundo como um grupo privilegiado de salvos. 

Como a oração de Jesus diz, os discípulos não devem ser retirados do mundo, mas serem livres do mal (Jo 17.15). 

Portanto, os discípulos não são do mundo, mas são para o mundo (cf. João 18.36)

Eles são enviados para dentro dele, como Jesus foi, a fim de serem testemunhas do mundo de Deus, no poder do Espírito.

Esse, enfim, é o mundo certo para viver.

Pr. Vinicius

Leitura recomendada: NT Wright, NT for everyone

Nenhum comentário:

Postar um comentário