AVENIDA FARRAPOS, 2453, B. SÃO GERALDO, PORTO ALEGRE, RS
TELEFONE: (51) 3013-6440 ou 9544-6585

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Amar como Jesus amou

9 Como o Pai me amou, assim eu amei vocês; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho guardado os mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. 11 Tenho dito essas coisas para vocês, a fim de que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros da mesma maneira que eu amei vocês. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que entrega a sua vida pelos seus amigos. (João 15.9-13)


A tradição da igreja conta que quando o evangelista João estava bem velhinho, morando em Éfeso, já cego e sem forças para andar, repetia sem cessar à igreja que lá se reunia: “Filhinhos, amem uns aos outros!”. 

Seus amigos, então, lhe diziam: “Paizinho, nós já sabemos tudo isso, por que você ainda insiste em repetir esse ensinamento”. 

A resposta de João era clara: “Porque foi esse o maior ensinamento de nosso Senhor; façam isso e viverão!”

E o que significa esse “amor”?

A resposta a essa pergunta começa com o surpreendente v. 12: ”Amem-se uns aos outros da mesma maneira que eu amei vocês”. 

Prestem atenção à referência: devemos amar da mesma maneira que Jesus amou. Esse é o grande detalhe. 

A perspectiva de Deus para o amor supera as relações horizontais. O mandamento da Lei diz: “ame ao próximo como a ti mesmo”. 

Jesus, por outro lado, revoluciona todos os conceitos quando extrapola as relações horizontais (eu + outro) e adiciona a relação vertical (nós + Deus). 

A referência do amor, assim, não é limitada aos bons sentimentos por alguém ou a atos de bondade (embora, com certeza, não seja menos do que isso). 

A referência é a vida de Jesus e o seu caminho obediente até a cruz, onde se entrega para trazer a verdadeira vida ao mundo (v.13; cf. João 16.16 e 10.10).

Como é possível fazer isso na prática?

Ampliar o conceito e a prática de amor não é fácil. Mas é possível. O Espírito Santo auxiliará em toda a jornada (João 15.26). 

Comece, então, trabalhando com tua motivação. Procure agir com o intuito de encontrar soluções para os problemas à tua volta e não para obter qualquer tipo de benefício. 

Muitas vezes, apenas amamos se recebemos amor em troca. 

Faça diferente: pela fé, ame como Jesus, a fim de trazer o mundo de Deus para a tua realidade. 

Então, em vez de brigar impulsivamente com o seu filho ou o seu cônjuge, busque através de palavras, ações e orações criar um ambiente de paz para solucionar os problemas. 

Em vez de devolver a ofensa a um colega de trabalho ou a um amigo, entregue-a para Jesus em oração e resolva a situação com maturidade. 

Se você está prestes a infringir uma lei para obter mais lucro em um negócio, busque em Deus uma saída honesta e perceba que o reino de Deus é estabelecido a partir de pequenos gestos (Cf. Mateus 13.31-33). 

Por isso, seguir a Jesus não é seguir uma “religião”. 

É desenvolver um relacionamento pessoal de amor e lealdade com aquele que tem te amado mais do que você pode imaginar. 

E o teste desse amor e lealdade permanece o simples, profundo, perigoso e difícil mandamento: amar um ao outro.


Pr. Vinicius

Leitura recomendada: N.T. Wright, NT for everyone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário