AVENIDA FARRAPOS, 2453, B. SÃO GERALDO, PORTO ALEGRE, RS
TELEFONE: (51) 3013-6440 ou 9544-6585

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Deus, livra-nos do mal!


A sociedade porto-alegrense e gaúcha passam por um período de violência impressionante.

É comum ouvir relatos de pessoas que foram assaltadas, agredidas e assassinadas. O governo do Estado tem trocado dirigentes e buscado soluções para atenuar a situação.

Infelizmente, a solução parece distante. Muitos vivem clima de desesperança.

Esse quadro, com certeza, não é privilégio de Porto Alegre. A crise é mundial. A angústia está generalizada.

Nossa tendência talvez seja formular uma antiga questão: Se Deus é bom, por que existe o mal? 

Mas a Bíblia nos desafia a fazer outro tipo de pergunta:

O que Deus está fazendo em relação ao mal?

O grande fundamento para se trabalhar com o mal não deveria ser filosófico, mas teológico: a fé cristã se baseia na história da revelação de Deus.

A tradição humanista nos faz pensar que vivemos em um mundo sob “seleção natural”, onde não há nada a fazer em relação ao mal. Ele está aí e temos de nos acostumar a viver com ele.

O cristão, por outro lado, trabalha a partir da história da redenção de todas as coisas em Jesus. O Deus criador nunca se ausentou do mundo, mas estabeleceu um plano para livrá-lo definitivamente do mal.

O projeto de Deus é renovar toda a criação, inclusive a humanidade. Sua promessa se cumpre na morte e ressurreição de Jesus. Nesse momento, Deus estabelece a sua vitória sobre o mal.

Mas tem um segundo estágio: a ressurreição de seu povo na terra. 

Nesse momento, Deus será tudo em todos, Jesus reinará soberanamente em amor, a humanidade resgatará a imagem de Deus e o mal não mais existirá. Eis a nova criação.

A igreja, então, é desafiada a celebrar a vitória de Jesus na cruz, enquanto vive de forma a antecipar a nova criação. 

É uma nova maneira de pensar, de sentir e de agir. A igreja é o sinal do novo mundo de Deus na terra. 

Por isso, através de palavras, ações e orações, os cristãos devem anunciar que o reino de Deus chegou em Jesus e que o problema do mal tem solução através da esperança.

Por mais estranho que possa parecer para mentes formadas a partir da perspectiva científica, é uma crença muito bem embasada na história do mundo, bem como na vida de milhares de pessoas. 

Lembre-se: a fé cristã se baseia na revelação, não na experimentação.

Aceite, então, o projeto de Deus da nova criação em Jesus. Faça dele sua vida. É a vida verdadeira. É o único caminho para um mundo onde o mal não mais existirá.

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

(João 16.33)

Nenhum comentário:

Postar um comentário