AVENIDA FARRAPOS, 2453, B. SÃO GERALDO, PORTO ALEGRE, RS
TELEFONE: (51) 3013-6440 ou 9544-6585

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O olhar de João Batista

O tempo de advento nos convida a observar uma figura fascinante do Novo Testamento: João Batista. Creio que dar a devida atenção ao famoso quadro de Leonardo da Vinci (São João Batista, 1513-1516) nos ajuda a discernir o profeta, primo de Jesus.

Perceba seu olhar...

Com um olho, João Batista olha para você diretamente, acompanhando a mão que aponta para si. Esse olho te confronta, te desafia. O outro olho te leva a acompanhar a mão que aponta para cima. Aponta para aquele que vem (advento).

Como você interpreta o “olhar de João Batista”?

Pessoalmente, lembro a palavra profética de Mateus 3.2: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo!”

O seu olhar, portanto, me desafia ao ARREPENDIMENTO, a fim de perceber a chegada do Messias.  João Batista olha no fundo da minha alma e diz que eu necessito mudar minhas motivações, meus desejos, meus alvos e meus caminhos. Ele me convida a viver em harmonia com o Pai, e conduzir minha vida a partir dessa realidade.

Sem esse movimento de renovação, interpreto, não é possível experimentar a chegada do reino de Deus, estabelecido em e através de Jesus, nosso Messias-Cristo-Rei.

Interessante essa questão do arrependimento...

Arrependimento não é emoção; não é ficar triste pelos próprios pecados. Arrependimento, basicamente, é um descontentamento com o mundo como ele é e um anseio pelo mundo de Deus, marcado por “justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14.17).

É, também, uma decisão. É decidir que erramos quando achamos ser possível gerir a nossa própria vida e sermos o nosso próprio deus. É decidir pelo caminho de Jesus e se tornar seu discípulo amado.

Olhe novamente para o “olhar de João Batista” no quadro acima...

E aí, você vai encarar o seu desafio?

Pr. Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário