AVENIDA FARRAPOS, 2453, B. SÃO GERALDO, PORTO ALEGRE, RS
TELEFONE: (51) 3013-6440 ou 9544-6585

sábado, 5 de março de 2016

É melhor evitar o fermento



Mc 8.13-17: o fermento dos fariseus e de Herodes

13 [Jesus] voltou para o barco e foi para o outro lado. 14 Os discípulos haviam se esquecido de levar pão, a não ser um pão que tinham consigo no barco. 15 Advertiu-os Jesus: “Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16 E eles discutiam entre si, dizendo: “É porque não temos pão”. 17 Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? O coração de vocês está endurecido?

Você já reparou como funciona um fermento. Age lentamente na massa, até que a modifica.

O fermento, na época de Jesus, era proibido no tempo da Páscoa. O pão sem fermento lembrava os antigos hebreus. Eles saíram com tanta pressa e avidez da escravidão no Egito que não tiveram tempo de esperar pela ação do fermento no pão.

Portanto, quando Jesus alertou os discípulos sobre o perigo do fermento dos fariseus e de Herodes, essa figura estava bem viva em suas mentes e corações.

Tanto que eles pensavam que o problema era não terem trazido o pão certo.

Mas, Jesus insiste, mesmo que indiretamente: a questão não é o pão, mas o fermento.

Usar fermento significava ficar indiferente à história de libertação de Deus.

Usar o fermento dos fariseus e de Herodes significava não perceber que uma nova história de salvação estava acontecendo em Jesus.

Os fariseus ensinavam que o reino de Deus viria se as pessoas fossem muito religiosas. Herodes inspirava a luta pelo poder no reino.

Cuidado! Disse Jesus. Religião e poder político não são as bases do reino de Deus.

Mas, como fermento, são capazes de se infiltrar e transformar vocês.

O reino de Deus é diferente.

Ele vem, primeiramente, pelo sofrimento em direção a uma cruz. Ele apenas pode ser estabelecido pelo amor e pelo serviço humilde. Ninguém pode fazer parte dele através de exigências religiosas (o único caminho é a fé no Messias Jesus). Sua vitória é garantida pela ressurreição.

Então, evitem o fermento.

Aceitem o caminho do pão ázimo (sem fermento).

Deus sabe que você está acostumado a usar fermento. Você fez isso a vida toda. Você viveu a vida de religiosidade que te ensinaram para alcançar as graças de Deus. A sociedade, ainda, te pressiona a lutar pelo poder como único caminho do sucesso.

Mude seus hábitos. Arrependa-se (literalmente, siga outro caminho), o reino de Deus chegou em Jesus.

Aceite ser seu discípulo e trilhe a jornada rumo ao seu reino.

Jesus é um mestre paciente e amoroso.

Mas ele é firme e determinado. 

Seguidamente, vai te confrontar para fazer você se dar conta da importância de seguir o reino do único e verdadeiro Deus, pois sabe que a vida em outro reino traz consequências desastrosas.

Acredite, é muito melhor evitar o fermento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário